Paris me Chama

Moda, Beleza e dicas de Paris

by Paula Saady

O estilo da francesa e da brasileira

O estilo da francesa e da brasileira

Lifestyle Paula's Diary

Gente hoje o post é sobre uma questão recorrente. Quais as diferenças de estilo entre a francesa e a brasileira. Quantas vezes no Brasil ouço essa pergunta. E sabe que em Paris também. Então hoje vou contar o que eu vejo e na minha opinião são mitos e verdades nessa relação. E também o que eu aprendi aqui que melhorou o meu estilo, sem perder a identidade. Fala-se muito da parisiense, que são chiquérrimas.

Brazilian Style
Brazilian Style
Brazilian Style

Look

A Francesa – Estilo mais atemporal e chic, com olhar para roupas de qualidade, bom caimento e um mix com algum elemento vintage para dar um toque cool. Poucas estampas e cores mas elas amam listras. Aqui é duro de pegar modinha, e nem tem novela pra lançar. É a terra do effortless chic. E é chic mesmo. Essas mega montações que vocês vêem nos sites de streetstyle é só em época de fashion week e a maioria são estrangeiros.

A Brasileira – Um verdadeira guerreira fashion, todas as modas internacionais eu vi com muito mais intensidade no Brasil. Elas vão até o fim. No patch, na gladiadora até o joelho, na manga sino. As vezes exagerado, muitas vezes bem criativo e original. Muitas vezes é look total, com o novo da estação. Não tem muita fashionista usando vintage, misturando luxo com second hand. As pessoas acabam meio parecidas querendo estar no último modelo.

Eu – Eu prefiro a fauna feminina mais colorida, tem uma autenticidade nessa loucura da brasileira que até quando o look é ruim, é bom. Eu gosto quando tem improvisação no estilo, como um jogo de sete erros. E que eu mais amo na parisiense é esse amor pelo corte e tecidos. Ver as coisas com o olhar francês me ajudou a pensar mais nas roupas, e fiquei uma consumidora menos frenética e mais exigente. E em produção vintage não tem pra ninguém, elas arrasam mesmo !

French Style
French Style
French Style

Cabelo

A Francesa – Usa e abusa do surf spray, ou de pomadas para o look descabelado. Gosta de um efeito natural no corte e na cor. O alisamento brasileiro está em todos os salões, só não vejo muita gente fazendo. O assunto é tão sério que o top cabeleireiro John Nollet abriu um corner para fazer penteados “despenteados” lá no Le Bon Marché.

A Brasileira – Cabelo comprido muito bem tratado, escovado, alisado. Quando eu vejo na rua alguém com cabelo loiro luzes, bem liso, tem 90% de chance de ser mais uma brasileira em Paris.

Eu – A água de Paris é muito calcária e já deixa o cabelo meio bagunçado mesmo, é uma libertação ficar dois dias sem pentear o cabelo, porém eu aliso muito, com aquela escova Dafni lembram?

O estilo da francesa e da brasileira
O estilo da francesa e da brasileira

Beleza

A Francesa – Dizem que a parisiense não se maquia muito, mas na verdade eu vejo de tudo. Desde olhão mega preto às 8 da manhã no metrô até cara lavada. Até a minha médica atende com um make boate. O que eu mais gosto é o look cara lavada e batom mega vermelho. As mães usam muito, só pra dar aquela levantada.

A Brasileira – No Brasil tem certas “regras”. Você vê maquiagem mais nude para o dia e pesada para a noite. É difícil você ver alguém num ambiente profissional com um olho muito preto ou batom escuro, só em ocasiões especiais. A carioca então, quase sem maquiagem.

Eu – Acho que um primer é essencial, mesmo sem base, dá aquela alisada na pele que ilumina. Tento não sair sem batom e um corretivo leve.

O estilo da francesa e da brasileira

Depilação

Não sei por que várias amigas já me perguntaram isso. Existe uma lenda urbana que as francesas não se depilam e isso não é verdade. Tem centro de depilação em toda a cidade e sempre tem fila. Eu que frequento posso afirmar.

As brasileiras são tão famosas internacionalmente pelo apego à depilação que tem até seu próprio estilo em Paris. “le maillot bresilien” é a famosa virilha cavada aqui.

Eu- Percebi que as francesas são bem desancanadas com isso. Eu diria que elas são livres e que isso é um reflexo do feminismo tão bem instalado aqui. Por exemplo: um calor de 40 graus e a axila não está em dia. Um beijo! Elas saem de regata e não estão nem ai! O importante é ser feliz.

Atitude

O estilo da francesa e da brasileira

A Francesa – “Acordei assim, nem reparei que sou maravilhosa, não faço nada, peguei o primeiro look que estava no armário, esse bolsa foi da minha avó, nem lembrava que ela era Hermès”

A Brasileira – “Depois de horas no personal, drenagem, botox capilar, estou poderosa sim e vou sambar na cara da sociedade sem medo de ser feliz”

O estilo da francesa e da brasileira

Como não amar esse dois esteriótipos de mulheres que fazem o mundo sonhar ?

Bisous

Paula

12 Comentários
Newsletter