Paris me Chama

Une brésilienne à Paris

by Paula Saady

Interview avec Anna Rivka pour Harper’s Bazaar

Interview avec Anna Rivka pour Harper’s Bazaar

Lifestyle Personal Shopper Portfolio vintage

Há pouco tempo entrevistei a designer Anna Rivka para a Harper’s Bazar Brazil, e eu gostaria também de compartilhar com vocês. Eu adoro suas jóias, acessórios e bijuterias, sempre com esse perfume vintage que é a cara de Paris. Tudo aconteceu como nesses acasos da vida. No último final de semana fui ao Museu D’Orsay rever coleções Art Nouveau, o que me fez pensar na Anna Rivka, uma apaixonada pelo estilo. Aliás, vocês tem visto minhas instagram stories ? @parismechama

A Rivka foi uma das primeiras pessoas que eu conheci quando cheguei em Paris em 2008, quando ela estava começando. Ficamos grávidas na mesma época e eu sei quanto representa ter uma carreira sendo mãe em Paris. Tenho orgulho que ela tenha conseguido chegar onde chegou, espero que essa força possa inspirar muitas outras jovens mães empreendedoras.

Interview avec Anna Rivka pour Harper’s Bazaar

Entrevista Anna Rivka

« Queria trazer a poesia para o cotidiano »

Foi com essa idéia que a parisiense de 35 anos Anna Rivka entrou no mundo da bijuteria há 9 anos. Dona de um universo próprio e inspirada pelo glamour de diferentes épocas suas peças tem seduzido a cena artística francesa. São dela os headpieces estilo vintage que já fizeram a cabeça de Lea Seydoux, Cecile Cassel, Berenice Béjo, Vanessa Paradis e até Fergie já usaram suas peças. « Eu adoro as artes dramáticas, principalmente a Ópera, acho que transmito isso em minhas peças » explica.

Interview avec Anna Rivka pour Harper’s Bazaar

Filha de antiquários, desde cedo ela compreendeu a importância e o valor do trabalho artesanal. Colecionadora de móveis estilo Napoleão III, apaixonada pela Secessão de Viena e o estilo 1900, ela construiu um estilo que remete a elegância do passado, sem data precisa. « Eu adoro as linhas puras e tudo o que é gráfico, e as formas da natureza o que faz diretamente pensar ao art nouveau, mas não é exatamente o estilo, é o tempo e a dedicação com que as peças eram confeccionadas que me emociona »

Com essa bagagem ela foi estudar as técnicas tradicionais de ourivesaria na escola de joalheria da Rue du Louvre. Técnicas que ela incorporou na fabricação de suas peças. « Eu confecciono os protótipos, que são desenvolvidos pelos artesãos no Le Marais, toda a minha produção acontece em Paris ».

Interview avec Anna Rivka pour Harper’s Bazaar

Em sua terceira e única boutique, ela conseguiu reunir suas paixões em um mix de atelier, escritório e boutique. A decoração foi realizada com a amiga Alix Thompson. A loja fica na rue du Richelieu, na região do Palais Royal, que reúne alguns dos designers mais cools da cidade. Stella McCartney, Rick Owens, Maison Martin Margiela, Kitsuné também possuem lojas por lá. Anna Rivka faz questão de estar presente e receber seus clientes sempre que possível.

Interview avec Anna Rivka pour Harper’s Bazaar

Eu mantenho uma relação pessoal com grande parte das clientes. Gosto de cultivar isso, propor peças novas, produtos sob medida, algo com um significado especial para que está usando. Quero que minhas peças façam parte de momentos mágicos na vida de quem usa ». A busca de produtos exclusivos a levou a experimentar possibilidades ainda pouco exploradas por outros novos designers como as bijuterias para o cabelo que a tornaram célebre. Além de grampos, diademas e lugares inusitados como a cintura, ombros, e até peças para o corpo inteiro.

Interview avec Anna Rivka pour Harper’s Bazaar

Interview avec Anna Rivka pour Harper’s Bazaar

« As possibilidades são infinitas. Para mim o acessório é que dá o toque final no estilo, um bom acessório ilumina a mulher ».

O Perfume

Um universo tão rico não poderia ficar sem uma identidade olfativa. E de um encontro casual com Olivier Palge, ela decide de criar seu próprio perfume. Olivier é responsável por alguns sucessos na perfumaria de luxo e hoje perfumista oficial da Chanel.

O perfume Éveil, lançado em 2013, representa uma nova aventura bem sucedida da designer. Um perfume denso, feminino com notas de iris, jasmim e bergamota que revisita os códigos da perfumaria antiga. “Sempre sonhei e desenvolver um perfume, um acessório sublime, que eu guardo de forma preciosa”.

O perfume Éveil
O perfume Éveil

A produção local, o trabalho exclusivo e em pequenas quantidades são coisas que ela não abre mão. « Quando viajo, sempre procuro descobrir um designer local, aquele produto único que vai me fazer lembrar desse lugar com carinho. Eu quero ser essa referência de bijuteria e perfumaria em Paris ».

O lugares preferidos de Anna Rivka

Librarie Delamain, Palais Royal, Saint Germain de Près e a Île Saint Louis.

Vejam a matéria na Harper’s Bazar março 2016

Interview avec Anna Rivka pour Harper’s Bazaar

Boutique Anna Rivka – 27 Rue de Richelieu, 75001 Paris

0 Commentaires
Newsletter